Home

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Retiro Popular

Quinta semana da Quaresma

Cristo é Ressurreição e Vida

O Batismo, passagem da Morte para a Vida

Quinta semana da Quaresma. Jesus, água viva para a sede do mundo, luz que ilumina nossas trevas, vida plena que vence a morte! Com a samaritana e com o cego de nascença, agora vamos visitar Lázaro, junto com Jesus e seus discípulos de ontem e hoje.

Lázaro está morto (Jo 11,1-44)

Um Retiro de cinco semanas, preparado pelo período das Cinzas, desemboca na Semana Maior ou Semana Santa, para chegarmos juntos ao monte da Páscoa, passando pelo monte das Oliveiras e pelo monte Calvário. Peregrinos da Páscoa, recolhemos alegrias e esperança, dores e angústias pelas estradas da vida, para tudo conduzir à manhã alegre da Ressurreição. Recolha toda sua boa vontade para viver os últimos dias de Retiro com a mesma disposição dos primeiros dias.

Para cada dia, o exercício da leitura orante da Palavra de Deus, com uma oração inicial e as indicações que seguem, encontradas na página 17. Depois, via-sacra na quarta e, na sexta-feira, a oração do Rosário e o esforço de uma vida nova.

Alguns propósitos podem ser retomados nesta semana: boa confissão, oração intensa, caridade com o próximo, gestos penitenciais, participação da Santa Missa. É muito? Sabemos que aqui não há exagero, já que queremos sair da mediocridade, para elevar ao nível da medida alta nossa vida cristã. Somos chamados à santidade! E santidade é para todos os cristãos, não é um privilégio de poucos.

“Já cheira mal”! Foi a expressão usada por Jesus quando quis aproximar-se do sepulcro de Lázaro. Há situações que parecem irreversíveis, nas quais costumamos dizer que a pessoa morreu e se esqueceu de cair! A penitência que faremos nesta semana é o jejum do pessimismo, da desesperança, do desânimo. Diga, em nome de Jesus, a alguém: “Vem para fora!” Vá ao encontro dos problemas!

Dia 10 de abril, quinto domingo da Quaresma

Com a cura do cego de nascença, Jesus confirma a vitória da luz sobre as trevas. Com a ressurreição de Lázaro, Ele manifesta a vitória da vida sobre a morte; anuncia a vitória sobre a própria morte, a Ressurreição. Só Jesus é capaz de chamar à vida; só Ele pode dizer: Lázaro, vem para fora!”Quando os primeiros cristãos liam este texto, entendiam melhor o que tinha acontecido: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus.

“No Senhor, toda graça e redenção”.

Ez 37, 12-14

Sl 129 (130), 1-2.3-4ab.5-6.7-8 (R/. cf.7)

Rm 8,8-11

Jo 11, 1-45

Nenhum comentário:

Postar um comentário