Home

sábado, 27 de junho de 2009

Lázaro Vem para fora! (Jo 11, 1 - 44)

Esse foi o chamado de Jesus. Eu disse Chamado!

Deus sempre está nos chamando, Ele nos chama sempre a estarmos perto dele, em intimidade. Ele nos quer próximos. Chamar aqui deve ser compreendido no sentido de vocação (chamado), ele nos direciona a partir da nossa resposta.

Lázaro estava morto já havia alguns dias, seu corpo já estava em decomposição, cheirava mal, aos olhos humanos, ali estava um caso perdido, afinal a morte é o fim da trajetória humana. Fora do âmbito cristão, falar em vida após a morte sempre foi muito complicado. A morte de Lázaro pode ser vista como, morte não só num sentido físico, mas espiritual, Jesus mesmo falou que “seria para a glória de Deus”. Muitos são os que morrem, mesmo estando vivos. Muitas vezes o que os sustenta é apenas a aparência. Jesus, porém vê além da aparência, afinal ele sonda os corações. A Ressurreição de Lázaro ainda não é a ressurreição cristã que acontecerá plenamente em Cristo em primeiro lugar, e a todos os que creram nele, porém com a ressurreição de Lázaro Jesus mostra que Ele é a vida! Na ressurreição de Lázaro se encontra a vida nova de todos os que atendem ao chamado de Jesus.

Lázaro atende ao chamado de Jesus, ouvindo a vós daquele que chamava-o, mesmo sem forças, para se levantar, andar, todo enfaixado, ele se arrasta, sai do sepulcro e volta a vida. Mesmo na dor de depois de morto voltar à vida ele sai do sepulcro, sai daquela situação e daquele lugar de morte e volta a luz que é o próprio Jesus.

Há pessoas que se encontram como Lazaro dentro do sepulcro, a vida já não existe, a morte já tem total domínio. Essa morte muitas vezes é fruto de feridas, traumas, situações mal resolvidas, que foram sendo encoberta dentro de si por pedras. Aparentemente tudo esta bem, porém olhando mais profundamente é só aparência. Seus corações se tornaram como sepulcro, algumas já podem ser considerada um cemitério inteiro. Porém, Jesus chama: Chama à vida, as pedras são retiradas pelo próprio Jesus. A morte dar lugar a vida, porém como Lazaro preciso dar passos, se arrastar, sair do sepulcro, vir ao encontro da luz!

Voltar à vida não é fácil, porém é necessário. Jesus deu-nos vida, não podemos frustrar o projeto maior de Deus que é o homem realizado em plenitude. É preciso sair! Jesus Chama vem para fora, tenho saudades de você. Quero você de volta, não a aparência que você insiste em levar adiante. Ele nos conhece, não o podemos enganar. É hora de voltar, de sair, de voltar à vida. Escutemos a doce voz do Senhor que chama: Vem para fora!

Pe. Josenilson
Comunidade Obra de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário