Home

sábado, 11 de julho de 2009

Jesus e o demônio

Várias as passagens dos Evangelhos nas quais Jesus aparece expulsando o espírito maligno dos corpos de endemoninhados. Após sua morte no Calvário, com a qual venceu definitivamente satanás, diminuiu, sensivelmente, o número de possessões. É claro que o satanismo promove um execrável culto ao diabo e abre as portas para sua ação perversa. O Demônio não é uma ficção. Está no Apocalipse: "Então houve guerra no céu. Satanás foi expulso do céu pelo anjo Miguel (Ap 12, 7-9). Um terço dos anjos, anjos caídos, anjos que pecaram (2 Pd 2, 4) escolheram se unir a Lúcifer (Ap 12, 4) e estão espalhados pelo mundo.

Deus não lhes tirou nem a inteligência nem a liberdade. A imoralidade, os crimes mais hediondos, o ataque ferino aos Mandamentos da Lei divina através dos meios de comunicação social, toda espécie de maldade são instigadas pelo Inimigo de Deus e dos homens. Jesus alertou que o demônio é “mentiroso e pai da mentira" (Jo 8,44). A serpente é símbolo dos poderes do mal e das trevas. Sua identificação com o demônio ocorre em diversas passagens bíblicas (Gn 3,14-15 ss; Jó, 26,13; Is 11,8; 27,1; Am 9,3; Sb 2,24; 2 Cor 11,3; Mc 16,18; Lc 19,19; Ap 12,3-17; 20,2). O diabo é sagaz e invejoso: "Foi por inveja do demônio que a morte entrou no mundo" (Sb 2, 23-24). Aqueles que se apartam de Deus são campo aberto para a ação demoníaca. Astucioso, o diabo tenta e ousou aliciar o próprio Cristo (Mt 4,1-12). A tentação, essencialmente, leva à desobediência ao Ser Supremo. Muitos incautos se deixam induzir pela obsessão diabólica, conseqüência de tentações não afastadas, e daí os delitos mais absurdos. As pessoas piedosas são alvo predileto de satanás, pois dos maus ele já se apossou (Ap 2,10). Especialista em enganar, o diabo promete felicidade onde ela não se encontra. Muitas vezes usa uma camuflagem e se apresenta como mensageiro da luz (2 Cor 11,14) e quem não tem o discernimento do Espírito Santo se deixa embair (1 Tm 5,15).

É o demônio que semeia o joio no meio do trigo, tentando impedir a expansão do bem, da verdade, da virtude (Mt 13, 39). Com rara habilidade o diabo remove a palavra de Deus do coração do homem, impedindo que creia e seja salvo (Mt 13, 18-19; Lc 8, 11-13; Mc 4, 15). Coloca inclusive obstáculos para que as inspirações divinas não sejam assimiladas pelo ser racional, desviando as atenções para os prazeres mundanos, as riquezas, as veleidades terrenas. (Jo 8, 43-44; 2 Cor 4, 4). O diabo é o inimigo declarado da evangelização e, bem sabemos, por exemplo, que ele impediu a Paulo de ir à Tessalônica (1 Ts 2, 17-18). É o demônio que conduz aos pecados capitais: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, orgulho e preguiça com todos os seus desdobramentos.

Como, porém, vencer o demônio? São Pedro aconselha a sobriedade, a vigilância, uma fé profunda (1 Pd 5,8). Aliás, Jesus advertira: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação" (Mc 14,38) e ensinou a pedir ao Pai: “Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal" (Mt 6,13). O apóstolo Paulo dá esta diretriz: "Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra os espíritos malignos espalhados pelos ares [...], sobretudo, sustentai o escudo da fé com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno..." (Ef 6, 11-17). Nunca se pode esquecer que é essencial também a fuga das ocasiões de pecado (Ecl 3,27) Quem acredita está a salvo das insídias do demônio, pois "Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela" (1Co 10, 13). Idêntico o pensamento de São Tiago: "Sede submissos a Deus. Resisti ao demônio, e ele fugirá para longe de vós..." (Tg 4,7). É vencendo o diabo que se chega ao céu. Todo cuidado é pouco, mas com a graça divina o cristão é invencível!

Pe. Josenilson
Comunidade Obra de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário