Home

quinta-feira, 16 de julho de 2009

O Sofrimento

Quando falamos de sofrimento vêm várias coisas na nossa cabeça, pois ele se estende a várias dimensões. Sofrimento físico, espiritual, moral, psicológico e vários outros que nossa humanidade pode sentir. A primeira coisa que vem em nossa mente mesmo sem querer é o Por quê? Para que? E sempre queremos encontrar um culpado, queremos dar um sentido aquela dor, descobrir o porquê de todo aquele mal.

O sofrimento é a falta de algo, limitação ou distorção do bem. Quase sempre atribuirmos esse mal a Deus que nos abandonou, ou esta me castigando por algo que fiz. O mundo e muitas teorias erronias sobre Deus nos fazem pensar que Ele é um Deus que castiga e trata o mal com o mal e o bem com o bem. E transferimos para Ele toda a culpa de nossos sofrimentos e assim tornamos cada vez mais difícil a relação do homem com o sofrimento.

Na bíblia, vemos muitos exemplos de sofrimento em vários estágios e dimensões, Jó é um deles no qual nos mostra claramente que essa teoria que sofremos para pagar algum mal cometido, não é bem assim que funciona. Jó um homem justo passou por vários sofrimentos causados por Satanás para lhe por aprova aos olhos de Deus.

Agora vamos pensar em Jesus na sua santidade e perfeição humana. Que mal ele cometeu? Qual seu pecado? Com Jesus reconhecemos o verdadeiro sentido do sofrimento, o sofrimento salvífico que nos leva a redenção, nele encontramos a salvação definitiva. Ele sofreu por amor e obediência, optou por sofrer para nos dar vida eterna. Em Jesus vemos que o sofrimento não é um castigo, mas sim caminho de salvação. Se Jesus que é Santo e filho de Deus sofreu, porque eu seria totalmente privado do sofrimento.

A maioria dos sofrimentos são causados por nós mesmo ao nos martirizarmos por alguma escolha errada, um pecado cometido ou algo que acreditamos desagradar a Deus e começamos o sofrimento em nossa mente, outros são causados pela sociedade, fatos e até mesmo palavras que causam em nossa vida marcas, feridas e muita dor. Sem contar com dores e sofrimento causados por doenças. A cada dia nos deparamos com diversos modos de sofrimentos e cabe a nós aprendermos com eles. O sofrimento dever servir para a conversão, isto é, a reconstrução do bem no sujeito e não para nossa destruição.

Padre Pio de Pietrelcina sabiamente escreveu que “O sofrimento é de todos. O saber sofrer é de poucos”. Cabe a nós aprendermos assim como Paulo e muitos outros santos, encontrarmos no sofrimento o sentido salvífico e participar da cruz de Cristo que nos leva a encontrar o amor e no amor a nossa salvação. Que possamos aprender sofrer bem e não desperdiçar a nossa dor diária, mas que com ela possamos crescer e nos aproximarmos mais de Deus.

Pe. Josenilson "Te farei amado!"
Comunidade Obra de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário