Home

sábado, 1 de agosto de 2009

XVIII Domingo do tempo comum

“Eu sou o pão da vida quem vem a mim não terá mais fome” Jo 6,24-35

Jesus nesse domingo se autodenomina o pão do céu, o pão que o pai enviou para dar vida ao mundo. Na prefiguração do maná, vemos Deus que alimenta o seu povo no deserto. O povo que murmurava pela falta de comida é saciado abundantemente pelo pão que vem do céu. Porém esse pão alimenta o povo apenas num plano material humano, é apenas um sustento ao corpo para que na longa caminhada no deserto a fora o povo não acabasse desistindo de fraqueza pela falta do alimento matéria.

As pessoas diante de Jesus até citam este acontecimento referindo-se aos antigos que comeram o maná no deserto dado pelo próprio Deus. Agora, porém Deus envia outro pão para saciar o mundo. Este pão não é aquele que perece, que os pais comeram no deserto e, no entanto morreram. Este é o pão da vida. O pão de Deus, ou, Deus que se fez pão para alimentar o mundo. O Pai que alimenta seus filhos.

Jesus o filho eterno do Pai, se entrega livremente para que cada ser humano criado a imagem e semelhança de Deus uma vez que manchou sua imagem pelo pecado cometido, ao recebe desse alimento celeste, seja pouco a pouco restaurado a imagem daquele que lhe criou e que agora tornou-se alimento para estar mais perto do seu povo amado.

Cada vez que recebemos o pão do céu somos divinizados, pois é impossível receber desse alimento e não ser tornado dia após dia, comunhão após comunhão, homens e mulheres que caminham na terra já antecipando das realidades celestes. E ao nos alimentamos desse pão que é o corpo e o sangue do Senhor, somos cristificados.

E é recebendo a vida que nos é transmitida pelo cristo pão, que seremos saciados nos vazios mais profundos de nossa alma. Não é por acaso que ele diz que quem come desse pão não terá mais fome, esta fome mencionada pelo Cristo é na verdade a busca humana pelo infinito, que tantas vezes é buscado em lugares, coisas e circunstâncias que só causam frustrações e vazios ainda maiores, pois só Deus pode saciar essa fome que é na verdade fome de Deus. Busquemos então esse pão que nos conduz a vida plena de Deus.

Deus vos abençoe.

Pe. Josenilson
Comunidade Obra de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário