Home

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Agosto, mês vocacional


O mês de agosto é o mês vocacional, aqui no Brasil, somos convocados a intensificar nossas orações e ações em favor as vocações em geral. Embora a vocação para os ministérios ordenados deva ocupar a atenção dos fiéis durante todo o mês, por serem elas indispensáveis para a essência da Igreja, didaticamente se divide o mês em sub-temas para não deixar de lado nenhuma das outras vocações igualmente importantes para a vida eclesial.

Assim, na primeira semana se enfoca de maneira especial as vocações presbiterais e diaconais, por causa das festas de São João Maria Vianney, presbítero, a 4 de agosto, e a de São Lourenço, diácono, no dia 10.

A segunda semana é dedicada à vocação ao matrimônio, e em muitas diocese pelo pais, já tradicionalmente se celebra nesta ocasião a Semana da Família.

Na terceira semana se reflete sobre as vocações religiosas e missionárias, recordando os vários chamados de Deus neste sentido, sejam para a vida contemplativa nos mosteiros, seja para vida ativa nas várias frentes pastorais e evangelizadoras.

Por fim, na última semana se dedica atenção especial à vocação laical, recordando de forma especial os catequistas, os pedagogos da fé, mas também os vários outros ministérios eclesiais e o papel do leigo no mundo.

Nesse mês podemos ver a diversidade de vocações e como Deus prepara um lugar em especial para cada um. Podendo assim servi cada vez melhor e principalmente evangelizar e levar o amor do pai a toda criatura.

Desejo, que nesse mês cada um encontre sua vocação, isso aos que ainda não identificou a sua e restauração e novo ardor aos que já encontraram e vivem as suas vocações. Digo em especial a nós padres que somos a base para as demais vocações que possamos renova - lá a cada dia e ser canal de Deus para o povo de Deus.

Bom mês vocacional a todos.

Deus abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário