quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Festa de São Pio de Pietrelcina Nosso Santo Protetor!
Padre Pio de Pietrelcina é conhecido em todos os cantos do mundo como o frei estigmatizado. O herdeiro espiritual de São Francisco de Assis foi o primeiro sacerdote a receber sobre o seu corpo os cinco estigmas da crucifixão.
Padre Pio recebeu de Deus dons e carismas particulares. Durante toda a vida, empenhou-se com todas as forças para salvar as almas, perdidas pelo pecado. Os milhares de testemunhos atestando a santidade do capuchinho, chegam ate nós nos dias de hoje, acompanhados de gratidão e devoção. Para muitas pessoas, as orações de intercessão e providências dele junto a Deus, foram causa de cura do corpo e motivo de renovação do espírito.
Francesco Forgione, o Padre Pio, nasceu no seio de uma família humilde de Pietrelcina, um pequeno povoado da Província de Benevento, na Itália, em 25 de maio de 1887. Era o quarto filho do casal Grazio Forgione e Maria Giuseppa Di Nunzio. Desde muito menino, Francesco sentia o desejo de consagrar-se totalmente a Deus; esta pretensão já o distinguia das demais crianças de sua idade. Essa característica especial de sua personalidade era observada por seus parentes e amigos.
Sua mãe, Peppa, contou certa vez: “Ele nunca cometeu, nenhuma falta. Não tinha caprichos, era obediente ao seu pai e a mim. Todas as manhãs e todas as tarefas, ele ia à Igreja visitar Jesus e a Virgem Maria. Durante o dia, não saía com seus amigos. Às vezes, eu sugeria: blasfemam”
O diário de um dos diretores espirituais de Padre Pio, o Padre Agostino de San marco, em Lamis, conta que desde 1892, quando tinha apenas cinco anos o capuchino já vivia suas primeiras experiências místicas e espirituais. Os êxtases e as aparições eram freqüentes, mas para o menino, pareciam ser absolutamente normais. Com o passar do tempo, Francesco pode realizar o maior sonho de sua vida: consagrar-se totalmente a Deus.
Aos dezesseis anos, em 6 de janeiro de 1903, ingressou como clérigo na Ordem dos Capuchinos. Ordenou-se sacerdote em 10 de agosto de 1910, na Catedral de Benevento. Desde o início a sua vida sacerdotal, em conseqüência da saúde fragilizada, Padre Pio esteve em muitos conventos da província de Benevento. Foi assim que chegou ao convento de San Giovanni Rotonto, sobre o Gargano; era o dia 4 de setembro de 1916. Permaneceu ali até 23 de setembro de 1968, quando fechou os olhos para a eternidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário