Home

quinta-feira, 25 de março de 2010

Anunciação



Hoje comemoramos com grande alegria a Festa da Anunciação, festa na qual contemplamos a "plenitude dos tempos" (Gl 4,4), isto é, o cumprimento das promessas e das preparações. Maria é convidada a conceber aquele em quem habitará "corporalmente a plenitude da divindade" (Cl 2,9). A resposta divina à sua pergunta "Como se fará isto, se não conheço homem algum?" (Lc 1,34) é dada pelo poder do Espírito: "O Espírito Santo virá sobre ti" (Lc 1,35).

Maria é a escolhida que encontrou graça aos olhos de Deus, com sua simplicidade e obediência deu seu consentimento ao Mistério da Encarnação quando pronunciou o 'fiat" (faça-se). Para ser a Mãe do Salvador, Maria "'foi enriquecida por Deus com dons dignos para tamanha função". No momento da Anunciação, o anjo Gabriel a saúda como "cheia de graça". Efetivamente, para poder dar o assentimento livre de sua fé ao anúncio de sua vocação era preciso que ela estivesse totalmente sob a moção da graça de Deus.

A partir do consentimento dado na fé e mantido sem hesitação sob a cruz, a maternidade de Maria se estende aos irmãos e às irmãs de seu Filho "que ainda são peregrinos e expostos aos perigos e às misérias". Jesus, o único Mediador, é o Caminho de nossa oração; Maria, sua Mãe e nossa Mãe, é pura transparência dele. Maria "mostra o Caminho" ("Hodoghitria"), é seu "sinal" conforme a iconografia tradicional no Oriente e no Ocidente.

Com tanta beleza e simplicidade basta a nós filhos e herdeiros de um lindo tesouro (ter Maria como mãe) nos espelhar e aprender a cada dia com ela a dizer sim aos planos de Deus na nossa vida e principalmente para ajudar na salvação das almas.

Maria Santíssima rogai por nós!

Deus abençoe

Padre Josenilson


Nenhum comentário:

Postar um comentário